Bilinguismo

A sociedade atual exige um preparo bem maior dos nossos jovens se comparado a tempos anteriores. Ela pede respostas de forma imediata e eficiente. As novas tecnologias demandam sistemas educacionais que preparem os alunos para interagir com elas e transformá-las com prontidão e competência. Essa proposta vem ao encontro das expectativas da nova sociedade, pois é por meio da língua que conhecemos e tomamos consciência do mundo.

Existe um consenso de que o bilinguismo proporciona múltiplas vantagens para crianças e adultos:

• Vantagens na comunicação: redes mais amplas de comunicação, alfabetização em dois idiomas e consciência metalinguística aumentada;
  • Vantagens culturais: nível mais profundo de multiculturalismo, uma perspectiva mundial em dois idiomas e maior tolerância e sensibilidade no tocante a outros idiomas, culturas e povos;
  • Vantagens cognitivas: funcionamento cognitivo elevado, maior número de vias cognitivas, melhor desenvolvimento da memória e da plasticidade cerebral;
  • Vantagens socioemocionais: aumento na autoestima e no sentido de identidade;
  • Vantagens socioeconômicas: mais oportunidades de emprego na idade adulta.

(In: August e Hakuta, 1997. Baker, 2000)

Aprender um segundo idioma atualmente é essencial. Para uma aprendizagem bem-sucedida, é necessário interagir com o segundo idioma desde cedo. Nosso currículo bilíngue se inicia desde a Educação Infantil, quando o idioma inglês é utilizado de maneira permanente.

Além de praticarmos as quatro habilidades básicas da linguagem: leitura, escrita, audição e fala, utilizamos meios para propiciar a aprendizagem de forma lúdica, participativa e envolvente. Assim, os alunos desenvolvem competências linguísticas que lhes permitam uma comunicação efetiva no processamento e na produção de mensagens na sua linguagem e no segundo idioma, de modo que possam ser falantes bilíngues em diferentes contextos.

Os alunos são instruídos e convidados a prestar os exames da Universidade de Cambridge para que obtenham esse certificado internacional, reconhecido mundialmente. O sucesso alcançado por eles comprova sua excelência acadêmica no bilinguismo.

Exames da Universidade de Cambridge

O Cambridge English, também conhecido como ESOL, é um departamento da Universidade de Cambridge, cujos exames de proficiência linguística (FLYERS, KET, PET, FCE, CAE e IELTS) são reconhecidos internacionalmente por universidades, ministérios governamentais e pelo mercado de trabalho como prova da habilidade de utilização da língua inglesa.

Os exames de Cambridge têm validade vitalícia.

O Colégio Everest Internacional é credenciado como Preparation Centre for Cambridge English. O uso dessa logomarca é concedido apenas a instituições que preparam alunos para os exames Cambridge English, no contexto do programa de incentivo para Preparation Centres mediante o cumprimento de determinados critérios como, por exemplo, a produção de no mínimo 80 candidaturas por ano fiscal.

Outras informações: https://www.cambridgeenglish.org/br/exams/first

Cambridge

Espanhol e exames DELE

Continuando a formação integral e de excelência acadêmica, a partir do 6º ano os alunos aprendem um terceiro idioma, o espanhol, que tem como finalidade a aquisição, promoção e desenvolvimento de competências comunicativas.

Espanhol e Exames DELE

Os exames do DELE (Diplomas de Español como Lengua Extranjera) certificam a proficiência na língua espanhola. São reconhecidos no mundo todo, tanto no meio acadêmico como no mercado de trabalho. O ensino de língua espanhola no Colégio Everest começa a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II, e nossos alunos são preparados para fazer os seguintes exames: A1, A2, B1, B2 e C1.

Outras informações: https://saopaulo.cervantes.es/es/diplomas_dele/informacion_diplomas.htm